Curiosidades de São Paulo

As 17 curiosidades sobre São Paulo

São Paulo figura entre as cidades mais queridas do Brasil e, se você não é do time que ama morar na capital paulista, provavelmente está no que adora visitá-la.
O trânsito complicado, o sistema de transporte público lotado e o tamanho de São Paulo complicam a vida de moradores, mas, curiosamente, se tornam uma espécie de atração para os turistas. A vida cultural da cidade é agitada, com uma programação variada e constante. Nada como ter opções de teatros, shows e festas todos os dias da semana. São Paulo também é o paraíso para os amantes da gastronomia, que encontram na cidade alguns dos melhores restaurantes do mundo. E não podemos deixar de lado os pontos turísticos, muitos deles parte viva da nossa história, como o Museu do Ipiranga e a Catedral da Sé.
Mas existem algumas informações que poucos turistas possuem antes de visitar São Paulo. São as curiosidades dessa cidade que, com uma história tão rica, não poderia deixar de surpreender. Confira alguns desses fatos que tornam a cidade ainda mais interessante.
1. Quem passeia hoje pela cidade de São Paulo pode achar estranho imaginar que tudo começou com apenas uma construção. Mais especificamente, o colégio fundado há mais de quatro séculos pelos padres jesuítas para catequizar os índios da região. Os religiosos escolheram a data de 25 de janeiro de 1554 como forma de homenagear o dia em que o apóstolo Paulo foi convertido. O povoado de São Paulo de Piratininga recebeu seu nome graças a essa construção. O colégio ainda pode ser visitado no centro histórico da cidade e preserva parte de sua construção original.

O Colégio dos Jesuítas, onde a cidade começou. 
2. A população, que até 1876 não passava de 30 mil habitantes, hoje conta mais de 11 milhões de moradores, de acordo com o último censo de 2010. Isso faz de São Paulo a maior cidade da América Latina e a sexta maior metrópole mundial, com a maior rede de iluminação pública do mundo e cerca de um quarto de todos os automóveis do Brasil, o que representa cerca de seis milhões de carros nas ruas.
3. São Paulo possui mais de 240 mil estabelecimentos comerciais, 12.500 restaurantes e 50 shoppings.
4. E tem mais: são 6 mil pizzarias produzindo cerca de 720 pizzas por minuto. Além de populares entre os paulistanos, as pizzas de São Paulo possuem uma fama mundial, vale provar!
5. O sistema de metrô de São Paulo é considerado um dos melhores do mundo e é mais organizado e bonito do que sistemas mais antigos, como o de Nova York. São mais de 3 milhões de passageiros transportados por dia, por isso, se você visita a cidade, uma dica preciosa é evitar os horários de pico – é praticamente impossível se mexer com tanta gente em volta.
6. São Paulo tem um bairro que pode interessar especialmente às mulheres. O Bom Retiro produz metade de todos os artigos de moda brasileiros. São mais de mil lojas no local, muitas delas concentradas na Rua José Paulino.
7. São mais de 400 hotéis na cidade, de todas as classificações, preços, localizações e com os mais variados serviços e estruturas. Não faltam boas opções para os visitantes!
8. São Paulo é a 12ª cidade no mundo que mais realiza eventos – com uma média de um evento a cada seis minutos. São 90 mil por ano.

Vista da praça onde está a Catedral da Sé. 
9. aeroporto de Congonhas, em uma região mais central da cidade, tem os maiores números de pousos e decolagens do Brasil. O aeroporto internacional de Guarulhos é considerado um dos maiores da América Latina.
10. Os turistas podem conhecer em São Paulo o acervo mais importante do hemisfério sul, abrigado pelo MASP(Museu de Arte de São Paulo), o maior órgão da América Latina na Catedral da Sé, além da maior parada GLBT do mundo e uma das oito ruas mais luxuosas, a Rua Oscar Freire.
11. São Paulo é também uma das maiores misturas culturais do país. A capital possui as maiores comunidades japonesasportuguesas,espanholas e libanesas fora desses países, além da terceira maior comunidade italiana no mundo.

São Paulo possui a maior comunidade japonesa fora do Japão. Os turistas podem conhecer mais sobre sua cultura no bairro Liberdade.
12. Quem quiser conhecer o restaurante mais antigo da cidade, é só dar uma passadinha no bairro Bixiga. A cantina Capuano foi aberta em 1907 e ainda não mostra sinais de cansaço.
13. Outra dica para os amantes de gastronomia: o restaurante D.O.M., do chef Alex Atala, é considerado o 18ª melhor restaurante do mundo.
14. São Paulo é também lar de ricos e famosos. Cerca de 60% dos milionários brasileiros moram na cidade. São mais de 30 mil pessoas.
15. Se você procura um passeio diferente, e bem nostálgico, vá ao Memorial do Imigrante entre as 10 e as 17 horas. Lá os turistas podem fazer um passeio de maria-fumaça pela Mooca e Brás.
16. São Paulo possui nada mais, nada menos, do que 160 teatros, 110 museus, 39 centros culturais e sete casas de shows. É possível faltar o que fazer?
17. O Mercado Municipal de São Paulo movimenta mais de 300 toneladas de alimentos por dia. O local é uma ótima pedida para quem quer economizar nas refeições. Um dos pratos mais conhecidos entre turistas é um sanduíche de mortadela – bem generoso, é ideal para repor as energias dos turistas que caminham o dia todo.

Um comentário: